quarta-feira, 27 de abril de 2011

Paradigma midiológico

A comunicação está presente em todo o que fazemos, em todo o que somos, é o fenômeno que tem acompanhado ao ser humano sempre e cujos processos se transformaram inumeráveis vezes com o passo do tempo. Existem muitas teorias da comunicação, estudadas desde todos os campos: a filosofia, a ciência, a sociologia, a arte, etc., todas fundamentadas e criadas num contexto social determinado. Várias destas teorias são válidas no âmbito em que foram criadas mas outras podem traspassar o tempo e espaço no que foram concebidas.

Hoje, no 2011, vivemos num mundo controlado pelo comercio e a tecnologia, um mundo que está evoluindo aceleradamente, onde os meios de comunicação governam o mercado e as relações sociais. A chegada da mídia transformou a forma de nos comunicar, a forma de intercambiar o que tem significado para nós, o que Thompsom chama conteúdo simbólico; a sociedade utiliza os meios de comunicação para produzir redes significativas com capacidade para intervir nos processos sociais. Na sociedade atual, o poder simbólico, tem igual força quanto os outros tipos de poder; o poder politico, econômico e coercitivo, junto com o poder simbólico, são parte fundamental de nossa forma de agir nos campos de interação. Os meios de comunicação lideram o jeito de intercambiar no mundo porque possuem características inigualáveis: o grau de fixação, que atribui a durabilidade aos conteúdos; a reprodutibilidade (mercantilização) ; o distanciamento espaço temporal, onde os conteúdos são reproduzidos num contexto diferente ao que foram feitos e finalmente a exigência de novas capacidades e conhecimentos para receber e transmitir a informação. Estas características e outras mais foram as que contribuíram para que o mundo hoje não pudera ser concebido sem a mídia e seu acelerado desenvolvimento.

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