sábado, 9 de abril de 2011

Comunicação e Guerra

Claude Elwood Shannon
Ironicamente, ou não, os grandes conflitos da história da humanidade promoveram forte avanço da Comunicação e de suas teorias. A teoria da informação, por exemplo, foi baseada no estudo das máquinas de guerra, que tornaram a noção de informação um símbolo calculável.

De acordo com Mattelart (p. 58/História das Teorias da Comunicação), o matemático americano Claude Elwood Shannon, foi o grande patrono da TEORIA DA INFORMAÇÃO, tendo trabalhado na formulação de códigos secretos durante a 2ª Guerra Mundial e desenvolvido importantes modelos relacionados aos processos de comunicação.

Em 1948, Shannon publicou o artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication, acrescido de comentários de seu professor Warren Weaver, coordenador, durante a 2ª Guerra, da pesquisa sobre as grandes máquinas de calcular (precursoras do computador). Nele, Shannon propõe a esquematização de uma quadro matemático no interior do qual é possível quantificar o custo de uma mensagem e de uma comunicação entre dois pólos desse sistema, em presença de ruídos que impeçam a plena comunicação entre os dois pólos (isomorfismo).

A ideia do matemático era buscar meios que reduzissem ao mínimo possível o dispêndio total, garantindo assim, a tramissão dos sinais convencionados mais econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário