domingo, 10 de abril de 2011

A referência cibernética - A entropia.

Em 1948, Norbert Wiener publicou Cybernetics or Control and Communication in the Animal and Machine, livro no qual o autor tenta compreender a comunicação e o controle das máquinas, seres humanos e a sociedade através de analogias com as máquinas cibernéticas. No livro, Wiener chama a sociedade do futuro de Sociedade da Informação, pelo fato de todos terem acesso a informação o tempo todo, mas não deixando de lado os riscos que essa sociedade está exposta. Ele fala da entropia, que é essa tendência de tudo levar ao caos e a desordem. Só a informação que pode evitar essa tendência a entropia, diz o autor. A entropia é a medida do grau de desorganização da soma de informações.
A questão da informação sem fronteiras é outro assunto que ele trata, dizendo que isso é a condição de existência da sociedade da informação. Wiener é contra qualquer tipo de ocultação de informação, do ato de manter em segredo alguma coisa, ou de comercialização da informação. Norbert Wiener comenta sobre a evolução da sociedade sob a questão do impacto do retorno do progresso que foi o segundo conflito mundial. "Fator anti-homeostático", que é na sociedade, o aumento do controle dos meios de comunicação. Na opinião de Wiener, a homeostase social (equilíbrio da sociedade) está nas mãos de quem se importa mais com o dinheiro do que com o bem-estar social.
esse primeiro vídeo é a propaganda de uma empresa de telecomunicação e mostra a evolução das telecomunicações através de uma animação.

nesse segundo vídeo os alunos explicam exatamente o que seria a sociedade da informação, falando da conecção das pessoas, da interatividade e das redes sociais.

esse terceiro vídeo é um vídeo da música Pela Internet do Gilberto Gil que tem a letra com o vocabulário "internético". Aqui vai o link pra vocês: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/68924/

no quarto, e último vídeo, escolhi esse comercial que mostra a sociedade da informação na prática. todas as informações em um só lugar e que você pode levar dentro de uma bolsa. essa era a sociedade do futuro que o Wiener falou.

Um comentário: