segunda-feira, 11 de abril de 2011

A referência cibernética - A entropia

Na comunicação, temos a entropia da informação que é definida como sendo uma forma de medir a quantidade de informação. Ou seja, uma mensagem tem certa quantidade de informação quanto maior for o seu grau de incerteza ou imprevisibilidade.
Norbert Wiener associou entropia ao processo de comunicação/informação, afirmando que, nos processos onde há perda de informação, há uma situação igual aos processos que ganham entropia. Segundo Wiener, "a soma de informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro".
Segundo Wiener (1968), do ponto de vista da transmissão da informação, a distinção entre máquinas e seres vivos, humanos ou não, é mera questão de semântica.
A introdução da idéia de retroação, Wiener, rompe com a causalidade linear e aponta para a idéia de círculo causal onde A age sobre B que em retorno age sobre A. Tal mecanismo é denominado regulação e permite a autonomia de um sistema (seja um organismo, uma máquina, um grupo social).
Através da circulação da informação, Wiener, condenava o "fator anti-homeostático" na época, alegando que um sistema como a "sociedade da informação", que deveria ter papel homesostático social, estava nas mãos "daqueles que se preocupam acima de tudo com o poder e dinheiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário