quarta-feira, 27 de abril de 2011

Paradigma midiológico

A comunicação está presente em todo o que fazemos, em todo o que somos, é o fenômeno que tem acompanhado ao ser humano sempre e cujos processos se transformaram inumeráveis vezes com o passo do tempo. Existem muitas teorias da comunicação, estudadas desde todos os campos: a filosofia, a ciência, a sociologia, a arte, etc., todas fundamentadas e criadas num contexto social determinado. Várias destas teorias são válidas no âmbito em que foram criadas mas outras podem traspassar o tempo e espaço no que foram concebidas.

Hoje, no 2011, vivemos num mundo controlado pelo comercio e a tecnologia, um mundo que está evoluindo aceleradamente, onde os meios de comunicação governam o mercado e as relações sociais. A chegada da mídia transformou a forma de nos comunicar, a forma de intercambiar o que tem significado para nós, o que Thompsom chama conteúdo simbólico; a sociedade utiliza os meios de comunicação para produzir redes significativas com capacidade para intervir nos processos sociais. Na sociedade atual, o poder simbólico, tem igual força quanto os outros tipos de poder; o poder politico, econômico e coercitivo, junto com o poder simbólico, são parte fundamental de nossa forma de agir nos campos de interação. Os meios de comunicação lideram o jeito de intercambiar no mundo porque possuem características inigualáveis: o grau de fixação, que atribui a durabilidade aos conteúdos; a reprodutibilidade (mercantilização) ; o distanciamento espaço temporal, onde os conteúdos são reproduzidos num contexto diferente ao que foram feitos e finalmente a exigência de novas capacidades e conhecimentos para receber e transmitir a informação. Estas características e outras mais foram as que contribuíram para que o mundo hoje não pudera ser concebido sem a mídia e seu acelerado desenvolvimento.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Meu Segundo Post. (penseecomunique)

Este grupo abordou o estudo da Persuasão.
Persuasão, um tipo de mensagem direcionada a um público específico; público este a decidir o que querem ou não interagir. Todos os dias somos "bombardiados" por mensagens, seja ela vinda de qualquer meio; os efeitos da mídia são diferentes para cada tipo de receptor devido as diferenças individuais deste.
Causa (estímulo) -> Processos psicológicos -> Efeitos (ou seja, a resposta)



Meu Primeiro Post. (comunicaoxente)

Teoria Hipodérmica, também chamada de Teoria da Bala Mágica. Uma teoria que tinha como sua "aliada" a mídia, que utilizava da mensagem para passar aos seus receptores; uma éspecie de estímulo-resposta, para assim, manipular as pessoas. Esse meio (a manipulação) também foi utilizado no período entre-guerras.


 
Achei bom esse vídeo, pois ele é simples e muito claro em relação a essa tal Teoria Hipodérmica.


Persuasão!!!



Havaianas... TODO MUNDO USA, recuse imitações!

Post sobre a 2° equipe - Pense e comunique.

Bom, o comentário sobre a a apresentação da equipe Pense e comunique vai ser a respeito da persuasão...
Já paramos para pensar como nos sentimos diante da abordagem diária das propagandas, outdoors, revistas, novelas?! A todo instante estamos sendo influenciados por algo ou alguém que quer vender o seus produto, publicar a sua marca, muitas vezes enganando a gente a respeito da qualidade do produto. Estamos tão alienados das coisas mundanas, novidades que surgem a todo instante, que queremos comprar tudo de novo por que é legal. A mídia e os meios é quem comandam o que comemos, vestimos, até o que falamos a persuasão nada mais pe do que uma mensagem direcionada para um publico específico, ou seja, eles falam o que queremos ouvir e nós seres frágeis acatamos...
As pesquisas de mercado(teoria empírico experimental) fez com que abandonassemos a teoria hipodérmica, pois agora a manipulação é para um público específico(ex: tribos)e não para a massa.

Post sobre a 1º equipe - Comunica oxente.

A teoria hipodérmica é o grande eixo dessa equipe. O que eles relataram no blog (http://comunicaoxente.blogspot.com) nada mais é do que uma simples conclusão do assunto. A teoria hipodérmica é a junção das classes populares para tomar frente aos problemas sociais da época, o estudo dos meios simbólicos de transmissão e circulação e os seus efeitos sobre a massa. Os meios de comunicação tebtavam combater por meio de suas transmissões os movimentos populares que tentassem desestabilizar a ordem (ex: a ditadura de Hitler que utilizava os meios de comunicação a seu favor). A teoria hipodérmica teve mais ênfase na sua relação com a guerra, foi quando o seu efeito e a sua causa tornaram-se notáveis. Era do Seu estímulo-resposta que Hitler precisava para manipular as pessoas.

E > M > R > MANIPULAÇÃO