quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sociedade industrial

Paradigma funcionalista (abordagem empírico experimental) :

Observa a eficácia persuasiva e esclarece os insucessos da tentativa de persuasão. De Fleur (1970)Teoria das difenças individuais nos efeitos obtidos pela mídia.

EMISSOR > MENSAGEM > DESTINATÁRIO
Os fatores relativos a audiência ligados a teoria hipodérmica são o interesse em adquirir informação, exposição seletiva que provoca opniões, interpretação e memorização seletiva .

E -> hipodérmica -> R / manipulação
E -> mensagem -> R
causa estímulo efeito

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Meu Quarto Post. (penseecomunique)

Bem, voltando ao texto oito, que tem como foco a Escola de Frankfurt, e o seu termo Indústria Cultural.
A Escola de Frankfurt refere-se a uma escola de teoria social. A escola inicialmente constituída por um grupo de cientistas sociais. São eles: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Erich Fromm e Herbert Marcuse. Todos eles foram pensadores independentes, cujos interesses se estendiam por diversos campos do saber. Os frankfurtianos trataram de um leque de assuntos que compreendia desde os processos civilizadores modernos e o destino do ser humano na era da técnica até a política, a arte, a música, a literatura e a vida cotidiana.
Horkheimer e Adorno criaram o conceito de Indústria Cultural. Eles analisam a produção e a função da cultura no capitalismo. Os autores criaram o conceito de Indústria Cultural para definir a conversão da cultura em mercadoria. O conceito não se refere aos veículos (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante, para disseminação de suas idéias conformistas e controle da população. A produção cultural e intelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico com a mais abrangente face capitalista.

Indústria Cultural = consumidores
  Alienação
  Entretenimento/lazer
  Diversão
  Resignação

Escola crítica e empirismo americano juntos?

Hitler toma o poder em Alemanha e os fundadores da Escola de Frankfurt se sentem ameaçados.
Sendo judeus, a maioria são transfedidos para os Estados Unidos onde a Universidade de Columbia oferece um lugar estável para eles continuarem trabalhando.
Viajam os filósofos Max Horkheimer, Leo Lowenthal e Theodor Adorno.
O matemático Paul Lazarsfeld, alemão residente nos Estados Unidos, convida a Adorno para colaborar em um programa de pesquisas sobre os efeitos culturais da programação musical no rádio, projeto financiado pela Fundação Rockefeler.
Na integração das duas escolas se pretendia que a pesquisa crítica pudesse revivescer a pesquisa da informação realizada pela escola matemática.
Se evidencia uma oposição de opiniões. Para Adorno, a pesquisa estava sendo fechada pelo sistema de rádio comercial, o que estava impedindo a análise real de suas caraterísticas e o impacto na sociedade atual.
Em suas próprias palavras "Quando fui convidado à exigência de medir a cultura vi que a cultura deveria precisamente ser essa condição que exclui uma mentalidade capaz de medi-lá"


terça-feira, 24 de maio de 2011

Meu Terceiro Post. (oquerolanarua)

A Teoria Funcionalista aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto. A questão não são seus efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação. É uma teoria que trata da comunicação como uma ferramenta social.
As funções das comunicações de massa descrevem as ligações complexas que existem entre a mídia e a sociedade. São elas: relativo à sociedade: alerta os cidadãos contra perigo e ameaças, a transmissão de cultura, entretenimento; relativos aos indivíduos: reforço das normas sociais, reforço por um cidadão informado.
A hipótese dos “usos e gratificações” é caracterizado por alcançar uma grande quantidade de telespectadores ou leitores em um determinado meio de comunicação. E também por explicar o consumo e os efeitos dos meios de comunicação de massa em função das motivações e das vantagens recebidas pelo destinatário.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A obra de arte na era de sua reproductibilidade técnica

Walter Benjamin (Berlim 1892 — Portbou 1940).

Sociólogo alemão de origem judeu, perteneceu à escola de Frankfurt. Escreveu o texto Magia e técnica, arte e política onde faz uma reflexão sobre a perda da aura da obra de arte pela reprodutibilidade técnica.

A obra de arte sempre teve a característica de reprodutibilidade, existia com a imitação desde a época clássica. A diferencia na reprodução veio com a Xilogravura, primeiro processo de reprodução propriamente técnica, depois apareceu a litografia e por último, a fotografia. A reprodutibilidade teve o valor da acessibilidade, fazer da arte algo conhecido por todos e facilmente visível.

A aura é a forma de percepção coletiva de uma obra de arte, e um sentimento que brinda à obra um caráter único.

A obra de arte na reprodutibilidade:

  • · As obras de arte possuem um único tempo e espaço, uma aura que é destruída pela reprodução técnica.
  • · A reprodutibilidade, além de fazer perder a aura, tem um caráter político: o fato de ser massificada poderia conduzir às pessoas a um comportamento determinado.
  • · O valor de exposição também faz perder a aura porque a obra perde seu espaço original





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre a "Dialética do Esclarecimento"

"Dialética do Esclarecimento" é um texto de 1944 e é considerada a obra magna dos fundadores da Escola de Frankfurt: Adorno e Horkheimer.

Para melhor compreender a tônica da obra e da Escola em questão:

O texto apresenta as inquietações, as críticas e as refutações acerca de um mundo regido pelo espírito cientificista apoiado no discurso do progresso e de metódos civilizatórios que dominam a natureza e o indivíduo.

Trata-se de uma crítica da razão instrumental, conceito fundamental de Adorno, fundada em uma interpretação negativa do Iluminismo, de uma civilização técnica e da lógica cultural do sistema capitalista (que Adorno chama de "indústria cultural"). Também é uma crítica à sociedade de mercado que não persegue outro fim que não o do progresso técnico.
 
Os autores alertam que a  razão sempre atenta e calculadora conduz a apropriação e administração da cultura e da arte por agentes formuladores de uma "indústria cultural" que prevê e manipula a arte como mercadoria.

A obra dos frankfurtianos permanece autêntica e relevante diante de uma civilização na qual o vale-tudo da arte, as barbáries sistemáticas e as guerras desleais predominam ao invés da solidariedade, dos direitos e do acesso a arte autonôma. (comentário extraído de: http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1688211-dial%C3%A9tica-esclarecimento/)                          Ass: Camila Fernandes (0513094/8)