Conceito de indústria cultural para definir a conversão da cultura em mercadoria. O conceito não se refere aos veículos (televisão, jornais, rádios), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante, para disseminação de suas ideias conformistas e controle da população.
A indústria cinematográfica é muito citada no texto; os filmes de hoje eles são mais elaborados, as tecnologias mais avançadas. Fazendo com que as pessoas se interessam mais.
Milhões de pessoas participam da indústria cultural, assim, são usados métodos; métodos esses de reprodução e padronização, para a satisfação e necessidades iguais.
Um dos primeiros movimentos que apareceram resultado da indústria cultural foi o movimento pop art. Movimento artístico que surgiu na década de 50, na Grã-Bretanha e EUA. Foi um tipo de arte que utiliza figuras e ícones populares nos temas (produtos). A pop art produziu uma nova transformação do que era comum, e aproximou a arte do consumismo, já que se utilizava de objetos próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário