quarta-feira, 27 de abril de 2011

Paradigma midiológico

A comunicação está presente em todo o que fazemos, em todo o que somos, é o fenômeno que tem acompanhado ao ser humano sempre e cujos processos se transformaram inumeráveis vezes com o passo do tempo. Existem muitas teorias da comunicação, estudadas desde todos os campos: a filosofia, a ciência, a sociologia, a arte, etc., todas fundamentadas e criadas num contexto social determinado. Várias destas teorias são válidas no âmbito em que foram criadas mas outras podem traspassar o tempo e espaço no que foram concebidas.

Hoje, no 2011, vivemos num mundo controlado pelo comercio e a tecnologia, um mundo que está evoluindo aceleradamente, onde os meios de comunicação governam o mercado e as relações sociais. A chegada da mídia transformou a forma de nos comunicar, a forma de intercambiar o que tem significado para nós, o que Thompsom chama conteúdo simbólico; a sociedade utiliza os meios de comunicação para produzir redes significativas com capacidade para intervir nos processos sociais. Na sociedade atual, o poder simbólico, tem igual força quanto os outros tipos de poder; o poder politico, econômico e coercitivo, junto com o poder simbólico, são parte fundamental de nossa forma de agir nos campos de interação. Os meios de comunicação lideram o jeito de intercambiar no mundo porque possuem características inigualáveis: o grau de fixação, que atribui a durabilidade aos conteúdos; a reprodutibilidade (mercantilização) ; o distanciamento espaço temporal, onde os conteúdos são reproduzidos num contexto diferente ao que foram feitos e finalmente a exigência de novas capacidades e conhecimentos para receber e transmitir a informação. Estas características e outras mais foram as que contribuíram para que o mundo hoje não pudera ser concebido sem a mídia e seu acelerado desenvolvimento.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Meu Segundo Post. (penseecomunique)

Este grupo abordou o estudo da Persuasão.
Persuasão, um tipo de mensagem direcionada a um público específico; público este a decidir o que querem ou não interagir. Todos os dias somos "bombardiados" por mensagens, seja ela vinda de qualquer meio; os efeitos da mídia são diferentes para cada tipo de receptor devido as diferenças individuais deste.
Causa (estímulo) -> Processos psicológicos -> Efeitos (ou seja, a resposta)



Meu Primeiro Post. (comunicaoxente)

Teoria Hipodérmica, também chamada de Teoria da Bala Mágica. Uma teoria que tinha como sua "aliada" a mídia, que utilizava da mensagem para passar aos seus receptores; uma éspecie de estímulo-resposta, para assim, manipular as pessoas. Esse meio (a manipulação) também foi utilizado no período entre-guerras.


 
Achei bom esse vídeo, pois ele é simples e muito claro em relação a essa tal Teoria Hipodérmica.


Persuasão!!!



Havaianas... TODO MUNDO USA, recuse imitações!

Post sobre a 2° equipe - Pense e comunique.

Bom, o comentário sobre a a apresentação da equipe Pense e comunique vai ser a respeito da persuasão...
Já paramos para pensar como nos sentimos diante da abordagem diária das propagandas, outdoors, revistas, novelas?! A todo instante estamos sendo influenciados por algo ou alguém que quer vender o seus produto, publicar a sua marca, muitas vezes enganando a gente a respeito da qualidade do produto. Estamos tão alienados das coisas mundanas, novidades que surgem a todo instante, que queremos comprar tudo de novo por que é legal. A mídia e os meios é quem comandam o que comemos, vestimos, até o que falamos a persuasão nada mais pe do que uma mensagem direcionada para um publico específico, ou seja, eles falam o que queremos ouvir e nós seres frágeis acatamos...
As pesquisas de mercado(teoria empírico experimental) fez com que abandonassemos a teoria hipodérmica, pois agora a manipulação é para um público específico(ex: tribos)e não para a massa.

Post sobre a 1º equipe - Comunica oxente.

A teoria hipodérmica é o grande eixo dessa equipe. O que eles relataram no blog (http://comunicaoxente.blogspot.com) nada mais é do que uma simples conclusão do assunto. A teoria hipodérmica é a junção das classes populares para tomar frente aos problemas sociais da época, o estudo dos meios simbólicos de transmissão e circulação e os seus efeitos sobre a massa. Os meios de comunicação tebtavam combater por meio de suas transmissões os movimentos populares que tentassem desestabilizar a ordem (ex: a ditadura de Hitler que utilizava os meios de comunicação a seu favor). A teoria hipodérmica teve mais ênfase na sua relação com a guerra, foi quando o seu efeito e a sua causa tornaram-se notáveis. Era do Seu estímulo-resposta que Hitler precisava para manipular as pessoas.

E > M > R > MANIPULAÇÃO

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Esquema do sistema geral de comunicação

A Teoria da informação

O americano Claude Elwood Shannon, publica em 1948 uma monografia intitulada The Matjematical Theory of Communication. Durante a 2° Guerra Mundial, Shannon que era matemático e engenheiro elétrico, trabalhou na área de criptografia. É a partir daí que ele formula as suas teoris sobre código secreto e, matemática e comunicação. Segundo ele, a comunicação é dada em um esquema linear, em que os pólos definem uma origem e assinalam um fim. O quadro matemático de Shannon caracteriza também a presença de pertubações aleatórias , os ruídos, entre os dois pólos.
Esse esquema da comunicação nada mais é do que pocesso estoc´stico, ou seja um emissor que tem liberdade para escolher a mensagem e um receptor que assimila essa informação com as suas exigências. A lógica do mecanismo fonte > mensagem > informação . Todo esse processo comunicacional não passa da simples explicação dos termos que são cálculo, planejamento e predição. Todo um processo para chegar a um fim.

A referência cibernética - A entropia

Na comunicação, temos a entropia da informação que é definida como sendo uma forma de medir a quantidade de informação. Ou seja, uma mensagem tem certa quantidade de informação quanto maior for o seu grau de incerteza ou imprevisibilidade.
Norbert Wiener associou entropia ao processo de comunicação/informação, afirmando que, nos processos onde há perda de informação, há uma situação igual aos processos que ganham entropia. Segundo Wiener, "a soma de informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro".
Segundo Wiener (1968), do ponto de vista da transmissão da informação, a distinção entre máquinas e seres vivos, humanos ou não, é mera questão de semântica.
A introdução da idéia de retroação, Wiener, rompe com a causalidade linear e aponta para a idéia de círculo causal onde A age sobre B que em retorno age sobre A. Tal mecanismo é denominado regulação e permite a autonomia de um sistema (seja um organismo, uma máquina, um grupo social).
Através da circulação da informação, Wiener, condenava o "fator anti-homeostático" na época, alegando que um sistema como a "sociedade da informação", que deveria ter papel homesostático social, estava nas mãos "daqueles que se preocupam acima de tudo com o poder e dinheiro".

domingo, 10 de abril de 2011

A referência cibernética - A entropia.

Em 1948, Norbert Wiener publicou Cybernetics or Control and Communication in the Animal and Machine, livro no qual o autor tenta compreender a comunicação e o controle das máquinas, seres humanos e a sociedade através de analogias com as máquinas cibernéticas. No livro, Wiener chama a sociedade do futuro de Sociedade da Informação, pelo fato de todos terem acesso a informação o tempo todo, mas não deixando de lado os riscos que essa sociedade está exposta. Ele fala da entropia, que é essa tendência de tudo levar ao caos e a desordem. Só a informação que pode evitar essa tendência a entropia, diz o autor. A entropia é a medida do grau de desorganização da soma de informações.
A questão da informação sem fronteiras é outro assunto que ele trata, dizendo que isso é a condição de existência da sociedade da informação. Wiener é contra qualquer tipo de ocultação de informação, do ato de manter em segredo alguma coisa, ou de comercialização da informação. Norbert Wiener comenta sobre a evolução da sociedade sob a questão do impacto do retorno do progresso que foi o segundo conflito mundial. "Fator anti-homeostático", que é na sociedade, o aumento do controle dos meios de comunicação. Na opinião de Wiener, a homeostase social (equilíbrio da sociedade) está nas mãos de quem se importa mais com o dinheiro do que com o bem-estar social.
esse primeiro vídeo é a propaganda de uma empresa de telecomunicação e mostra a evolução das telecomunicações através de uma animação.

nesse segundo vídeo os alunos explicam exatamente o que seria a sociedade da informação, falando da conecção das pessoas, da interatividade e das redes sociais.

esse terceiro vídeo é um vídeo da música Pela Internet do Gilberto Gil que tem a letra com o vocabulário "internético". Aqui vai o link pra vocês: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/68924/

no quarto, e último vídeo, escolhi esse comercial que mostra a sociedade da informação na prática. todas as informações em um só lugar e que você pode levar dentro de uma bolsa. essa era a sociedade do futuro que o Wiener falou.

Como são as teorias.

A Teoria Da Informação.
Sabemos que os avanços da comunicação, também se dão origem através de grandes conflitos que existem durante cada sua época.

O Modelo Formal de Shannon.
Através da sua monografia publicada (The Mathematical Theory of Communication) Shannon, foi considerado defensor da Teoria da Informação. Ele trabalhou em laboratório, durante a guerra, na área de criptografia (códigos secretos). Assim, desenvolveu modelos relacionados aos processos comunicacionais.




 A Abordagem Sistêmica de Primeira Geração.
O modelo sistêmico tem muitas repercussões (efeitos). Mas, dou um destaque para o chamado feedback (?).


 A Entropia.
Norbert Wiener diz que, "a soma da informção em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro".

O "Colégio Invisível".
Achava que a teoria matemática fosse abandonada, assim foca no comportamento humano, supondo a existência de uma gramática para as interações sociais.

Texto 6: História das Teorias da Comunicação.

A abordagem sistêmica de primeira geração



A teoria matemática de Shannon e seu conceito de "informação" foi empregada em muitos campos: na biologia, na ciência política, na análise dos meios de comunicação de massa e na ecologia da comunicação.

Na ciência da vida acompanhou a descoberta e pesquisas do DNA como suporte da hereditariedade, o estudo de sua estrutura e trabalhos sobre o código genético.
A biologia do sistema nervoso e a biologia molecular utilizaram a teoria de Shannon para sua evolução.





OS NEURÔNIOS SÃO UM EXEMPLO DO MECANISMO
EXPOSTO POR SHANNON.







O biólogo Ludwig von Bertalanffy em Modern Theories of Development lança as bases da Teoría dos sistemas onde utiliza o conceito da "função" como o papel do objeto sobre as partes para a manutenção do sistema.

"A ambição do sistemismo é pensar a globalidade, as interações entre os elementos mais do que as causalidades, apreender a complexidade dos sistemas como conjuntos dinâmicos de relações múltiplas e cambiantes"

A vida política é um sistema de conduta, influído por um meio social e onde os membros realizam esforços para o controle.
É um sistema de entradas e saídas.
O poder depende do feedback, ou resposta do sistema.
As virtudes do modelo sistêmico são aplicadas a muitas teorias
sobre a decisão política e a opinião pública.












sábado, 9 de abril de 2011

Comunicação e Guerra

Claude Elwood Shannon
Ironicamente, ou não, os grandes conflitos da história da humanidade promoveram forte avanço da Comunicação e de suas teorias. A teoria da informação, por exemplo, foi baseada no estudo das máquinas de guerra, que tornaram a noção de informação um símbolo calculável.

De acordo com Mattelart (p. 58/História das Teorias da Comunicação), o matemático americano Claude Elwood Shannon, foi o grande patrono da TEORIA DA INFORMAÇÃO, tendo trabalhado na formulação de códigos secretos durante a 2ª Guerra Mundial e desenvolvido importantes modelos relacionados aos processos de comunicação.

Em 1948, Shannon publicou o artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication, acrescido de comentários de seu professor Warren Weaver, coordenador, durante a 2ª Guerra, da pesquisa sobre as grandes máquinas de calcular (precursoras do computador). Nele, Shannon propõe a esquematização de uma quadro matemático no interior do qual é possível quantificar o custo de uma mensagem e de uma comunicação entre dois pólos desse sistema, em presença de ruídos que impeçam a plena comunicação entre os dois pólos (isomorfismo).

A ideia do matemático era buscar meios que reduzissem ao mínimo possível o dispêndio total, garantindo assim, a tramissão dos sinais convencionados mais econômicos.

Teoria funcionalista

O funcionalismo evolui quase paralelo à teoria dos efeitos, com novos elementos que mudaram à teoria hipodérmica.

Se distancia das teorias que eram estudadas na época. Seu principal objetivo já não são os efeitos mas a função da comunicação dentro da sociedade vista como um conjunto com componentes próprios.

Na teoria funcionalista se estuda a dinâmica do sistema social composto por partes que cumprem um papel especifico dentro de um todo que deve tornar funcional o mundo. Ese todo deve ter um equilibrio que é controlado pelos meios de comunicação.

Entre os pensadores sobre o funcionalismo estão Harold Lasswell e Paul Lazarsfeld. Eles apresentaram funções à comunicação como:

Lasswell:

· Função de alarme

· Função de integração

· Função educativa

Lazarsfeld aprensentou:

· Função de dar coesão à hierarquia da sociedade.

· Função de normatização

· disfunção narcotizante


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paradigma funcionalista


Teoria hipodérmica

Esta teoría foi elaborada nos Estados Unidos em 1930, periodo entre as duas guerras mundiais. Surgiu como reação dos estudiosos em varios campos à massificação dos meios de comunicação e seus efeitos na sociedade.
O nome de hipodérmica vem da agulha hipodérmica, a qual é utilizada geralmente para incluir liquidos no corpo rápidamente, esperando uma resposta.


A principal proposta da teoriá é que os meios de comunicação tem un caráter de onipotência e geram efeitos diretos nos individuos constituídos em uma massa, onde o individuo actua sem relações interpersonais e de uma maneira objetiva